Inédito no Rio, novo espaço funcionará dentro do charmoso restaurante carioca e reúne o que há de mais fresco nas águas fluminenses
Do mar à mesa! Produtos frescos e provenientes da costa brasileira, sobretudo da fluminense, são a tônica do novo projeto do restaurante Bazzar. Comidinhas em pequenos pratos, bebidas em pequenos copos e em meia taça! Assim é o Bazzar ao Mar, que estreia em Ipanema com cheiro de maresia e o intuito de aproximar dos clientes da casa todo o frescor da costa do estado.
Localizado na varanda e primeiro salão do restaurante Bazzar, o novo ambiente – assinado pela arquiteta Bel Lobo – é um bar de ostras e de comidinhas que vêm do mar, com porções individuais e para compartilhar a preços convidativos. Logo na entrada, os clientes se deparam com uma bancada de gelo, onde moluscos como ostras, vieiras e mexilhões serão manipulados na frente dos clientes.
Assinado pelo Chef Claudio de Freitas, o cardápio, enxuto e criativo, vem dividido por capítulos que indicam a proposta de cada um dos produtos, que saem do balcão e da cozinha principal do restaurante. São servidas porções pequenas, muitas de uma mordida só, como as moquecas de ostras e mexilhão que virão na própria concha. O conceito do menu segue a veia local e sazonal do restaurante – um dos pioneiros a levantar a bandeira do movimento “locavore” por aqui, indicando a procedência das matérias primas e priorizando itens do Estado do Rio de Janeiro.
As algas marinhas que tingem de verde as tradicionais torradas da casa são cultivadas por três pesquisadores do projeto d’Alga de aquicultura urbana, em Barra de Guaratiba, por exemplo. Já as vieiras chegam semanalmente, ainda vivas, da Ilha Grande e os siris-açú, de manguezais sustentáveis em Niterói. Naturalmente, as ostras vêm de Santa Catarina, por ser lá o berço do molusco, de qualidade e frescor indiscutíveis, e também recebidas diariamente pelo chef. Todos os dias, uma seleção de peixes frescos está em cartaz, e pode ser pedido assado inteiro na brasa ou cru, em lascas, temperado com azeite, gotas de limão e flor de sal – bonito, pargo e atum podem integrar a oferta do dia.
A única carne oferecida no menu vem com a licença poética de um nome que homenageia o mar de Ipanema: o “bikini”. Trata-se de um pequeno misto quente, inspirado no sanduíche catalão de pão de miga, que aqui chega com língua defumada, da petropolitana Pavelka, e queijo de cabra Arupiara, da fazenda pertencente à família de Ariano Suassuna, no sertão paraibano.
Para harmonizar, uma nova leva de rótulos de vinhos e cervejas que rimam com o mar. Somadas à carta de vinhos da casa, entram brancos de diferentes estruturas e tintos leves, todos disponíveis em taça e meia taça, modalidade que permite passear por diferentes tipos e brincar, sem formalidade, pelas harmonizações do cardápio. Para abrir o “mergulho”, cada cliente que sentar no Bazzar ao Mar vai receber de ” boas-vindas ” uma caneca de torradinhas de algas com manteiga Aviação e flor de sal, cortesia da casa.
Ambiente renovado
Bancos altos na calçada, cadeiras de metal industrial galvanizado e um balcão integrado à varanda do restaurante dão tom informal e contemporâneo ao espaço. O Bazzar ao Mar promete ser um ponto de encontro para boas conversas, happy hour e pós-praia regados a boa comida e bebida do nosso país. Para aquecer o clima de descontração e abraçar o “burburinho”, faz parte do projeto, ainda, uma parede verde de plantas suspensas, separando o ambiente do salão principal do restaurante.
*CARDÁPIO BAZZAR AO MAR
MAROLAS DO BALCÃO
na concha
[PÃO GRELHADO, TORRADAS DE ALGAS E IOGURTE DE BETERRABA] $15
OSTRA 1 UN/6 UN/ DÚZIA $9 / $ 43 / $74
CRUA OU QUENTE
NATURAL OU TEMPERADA
MOQUEQUINHA DE OSTRA 1 UN/ 6 UN/ DÚZIA $ 10 / $ 53 / $ 96
MOQUEQUINHA DE MEXILHÃO 1 UN/ 6 UN/ DÚZIA $ 9/ $ 42/ $ 74
VIEIRA GRELHADA COM ABACATE & BAUNILHA [1 UNIDADE] $ 21
no prato
LASCAS DE OVAS DE TAINHA COM AZEITE DE LIMÃO $ 38
LASCAS DE PEIXE FRESCO DO DIA $ 29
TORRESMO DE BEIJUPIRÁ COM IOGURTE DE BETERRABA $ 19
OSTRA E CAMARÃO CRUS COM CREME DE OSTRAS E TORRADA DE ALGAS [DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE] $51
PATÊ DE VIEIRAS DA ILHA GRANDE COM COGUMELOS SOBRE LASCA DE PÃO DA CASA $39
no pote
MEXILHÕES EM CONSERVA COM FIOS DE LARANJA E TORRADAS DE ALGAS $ 49
POLVO EM CONSERVA COM BATATINHAS DA FAZENDA MONTE CRISTO $ 29
SARDINHAS EM CONSERVA COM BATATINHAS E MINI LEGUMES ORGÂNICOS $ 23
LASCAS DE BACALHAU COM PASTA DE COENTRO, DE AZEITONA E GELEIA DE TOMATE $ 53
DO CALOR DA COZINHA
na cerâmica
PALMITO PUPUNHA GRATINADO COM CREME DE OSTRAS & OSTRAS EMPANADAS $ 43
SIRI GRATINADO COM PURÊ DE FUNCHO E CHICÓRIA $ 22
PEIXE FRESCO DO DIA (ASSADO INTEIRO) pergunte ao garçom
na caneca
PASTEL DE SIRI COM MOLHO DE PIMENTA DEDO DE MOÇA [4 UNIDADES] $ 26
CALDO DE SIRI-AÇU COM PALMITO PUPUNHA E BANANA DA TERRA $ 25
CALDO DO MAR E PÃO DA CASA COM MANTEIGA DE VIEIRA R$ 23
ARROZ DO MAR $ 19
ANGU DE FUBÁ BRANCO DE MILHO CRIOULO $ 14
nada a ver com mar (mas não menos importantes)
LÍNGUA NO BIKINI $ 32
BATATA FRITA $ 16
SALADA DE BATATA $ 19
Endereço: Rua Barão da Torre, 538
Tel: 3202.2884