Num mundo onde cada vez mais as marcas se comunicam com os consumidores, as assessorias de imprensa se tornaram fundamentais para redes de franquias. Seja nas áreas de alimentação, moda, beleza e outras do varejo nacional, as assessorias são importantes aliadas dos departamentos de marketing dessas marcas na construção e manutenção da imagem junto à opinião pública.
Através desta ferramenta de comunicação corporativa, as franquias conseguem falar diretamente com seus públicos-alvo, seja em reportagens institucionais ou em notas e matérias frequentes nas editorias do segmento em que atuam: gastronomia, moda, saúde etc. As novidades em produtos e serviços, os planos de expansão da marca, novos negócios no varejo nacional e internacional, campanhas de publicidade, inovações em treinamento em RH e outros temas são exemplos de pautas geradas pelos assessores de imprensa junto a veículos estrategicamente selecionados com o cliente.
Falando para um público formador de opinião – editores, blogueiros, colunistas – , a franquia consegue agregar valor e credibilidade ao seu negócio, além de se aproximar do consumidor com uma mensagem direta e objetiva, características da linguagem jornalística. A mídia espontânea é ainda uma opção bem mais acessível em termos de custos para as franquias se comparada à publicidade.
As fotos de divulgação, juntamente com os releases e notas, são as ferramentas mais importantes deste trabalho junto à rede de relacionamento do assessor. Elas serão distribuídas para um mailing nacional de jornalistas que nos últimos anos vêm se especializando cada vez mais em cobrir as novidades das redes de franquias brasileiras, um segmento que não para de crescer. Jornais, revistas, TVs, sites, blogs e publicações especializadas estão nesse mailing.
Com a chegada das redes sociais, as assessorias de imprensa também assumiram outro papel importante para redes de franquias: o de gerar e administrar conteúdo para as mídias sócias (facebook, twitter e instagram) das marcas. As peculiaridades de cada rede merecem atenção especial dos assessores para que os conteúdos consigam passar as mensagem certas e não aborrecer os consumidores com informações desnecessárias.
As assessorias de imprensa também atuam de forma importante no gerenciamento de crises envolvendo redes de franquias. Uma notícia negativa precisa imediatamente de uma resposta que ajude a minimizar os efeitos ruins junto aos consumidores. Hoje, a internet prolifera uma notícia numa velocidade sem precedentes. O que falar, de que forma, com quais veículos… essas questões merecem extrema atenção e habilidade na hora da resposta do cliente e para isso profissionais experientes na vivência do jornalismo nacional precisam participar.
Conheça alguns clientes da Pólen Comunicação de Marcas: