Grupo BAZZAR amplia exportações da linha de alimentos gourmet com DNA carioca

Primeiro foi a França, em 2012. Depois vieram Estados Unidos e Inglaterra. Até no Japão os charmosos potinhos com molhos, coberturas e sobremesas prontas da marca gourmet 100% carioca BAZZAR já chegaram.

Grupo BAZZAR amplia exportações da linha de alimentos gourmet com DNA carioca

Quatro anos depois de iniciadas as exportações, o Grupo – que engloba ainda três operações de restaurantes e uma fábrica, todos no Rio de Janeiro – comemora o sucesso da estratégia concebida desde o lançamento, em 2006: o de criar a primeira marca gourmet genuinamente brasileira para exportação. Nesse sentido lançam produtos que reforçam o lifestyle carioca. Do açaí, abundante nas casas de suco, passando pelo café até a goiabada e bananada, sobremesas consumidas abundantemente no Rio desde o período colonial.

Hoje os pontos de venda lá fora incluem a rede Urban Market em Williamsburg (local mais cool e gastronômico atualmente de NY), o e-commerce Try the world que abastece todos os estados americanos, as gigantes Le Bon Marché (França) e as famosas Harrod´s e Marks & Spencer, na capital inglesa. Agora fecharam com rede Sogo-seibu no Japão.

Grupo BAZZAR amplia exportações da linha de alimentos gourmet com DNA carioca

“A expectativa é de que o mercado externo possa ultrapassar o mercado nacional. O Bazzar é cada vez mais é percebido como uma marca gourmet do Brasil, e por isso o crescimento em outros países”, avalia o sócio fundador Andre Paraizo. Para apresentar a linha no exterior, a marca participa das principais feiras internacionais de produtos gourmet.

No mercado interno atendem cerca de 300 clientes (delis, mercados locais e os principais supermercadistas) e são encontrados em mais de 800 pontos de venda. O novo cliente é a rede Hortifrutti. Como concorrem com os importados, a estratégia é praticar preços cada vez mais competitivos.

Grupo BAZZAR amplia exportações da linha de alimentos gourmet com DNA carioca

Em 2016 as coberturas (chocolate, caramelo e framboesa) ganharão novas embalagens, migrando dos tubinhos de polipropileno para o vidro, como já é o restante dos produtos. Adotar materiais limpos, 100% recicláveis é uma prioridade da marca, alinhada com a sustentabilidade e as exigências do mercado mundial.

Outro segmento de atuação do Grupo, os restaurantes registram crescimento mesmo em tempos de crise. Situados nos bairros de Ipanema e do Leblon, zona sul do Rio, a previsão para esse ano é de 10 a 12% de crescimento. O Rio de Janeiro já esta recebendo muitos turistas e a expectativa é de que aumente ainda mais até a Olimpíada.

Sempre na vanguarda das tendências da alta gastronomia, o Bazzar foi um dos primeiros no país a praticar o localismo. O chef Claudio de Freitas executa uma cozinha contemporânea onde ganham destaque ingredientes brasileiros produzidos dentro do estado do Rio de Janeiro. Priorizam pequenos produtores rurais e assim fomentam a economia fluminense.

Desde a abertura, em 1998, clientes assíduos comentavam que “queriam levar o BAZZAR para casa”. Nasceu aí a ideia de uma linha industrial de molhos, coberturas, sobremesas e cafés especiais que hoje ultrapassaram culturas e levam um pouco dos sabores do Rio de Janeiro e do Brasil para o mundo.