Novo modelo representa economia com aluguel
Uma novidade pode substituir as lojas de alvenaria e baratear a manutenção de uma franquia de rua da rede Domino’s Pizza no varejo nacional. É a loja-contêiner. A unidade tem as mesmas instalações de uma franquia convencional, só que dentro de uma grande caixa metálica.
Neste caso, o investimento inicial para abertura de uma franquia continua sendo de R$ 700 mil a R$ 800 mil. A economia vem, no entanto, da manutenção do aluguel do estabelecimento. Em vez do pagamento do aluguel por uma loja de alvenaria, o contêiner próprio representa economia de R$ 3 mil mensais, já que alugar um terreno vazio é bem mais barato do que alugar um terreno edificado.
Ao longo de 60 meses (cinco anos), a economia do franqueado pode chegar a R$ 180 mil, quase 25% do investimento inicial.
A Domino’s conta hoje com duas franquias modelo conteiner, localizadas no interior de São Paulo. Uma terceira deverá ser aberta ainda este ano, em João Pessoa (Paraíba) até o fim do primeiro semestre.
Maior rede de entregas de pizzas do mundo, com 12 mil lojas em 80 países, a Domino´s Pizza – controlada no Brasil pelo Grupo Trigo – comemora números recordes de crescimento em vendas, faturamento e número de lojas.
Só nos últimos três anos, a rede vem crescendo acima de 10% ao ano em suas vendas (considerando a mesma base de lojas). No primeiro semestre de 2015, mantém o crescimento de dois dígitos em vendas e crescimento positivo também em número de pedidos. Considerando as novas lojas, o crescimento chega a 51% de 2015 para 2014 no primeiro semestre. Hoje são 150 lojas abertas pelo país.
Para o gestor da Domino´s Pizza Brasil, Edwin Jr., “Estamos lucrando na crise porque temos uma marca internacional sólida, porque com a redução de gastos muitas famílias optam pelo delivery e porque atingimos com grande sucesso a classe C”, avalia. Segundo ele, o modelo de loja de rua com salão ganhou força nesse cenário e a Domino´s virou opção de fast casual para refeições em família, grupos de amigos, além do tradicional delivery que é o DNA da marca.