Pisa, Milão, Spoleto, Veneza, Roma e Florença compõem a série Cidades da Itália assinada por Kalina Juzwiak
Presente no DNA do Spoleto, a arte vem pontuando sua história há mais de 15 anos. Seja pela essência da arte de cozinhar e de surpreender o cliente com ações inovadoras, assim como pela tradição cultural da cidade italiana que dá nome à marca. Em setembro, o Spoleto extrapola mais uma vez a fronteira da gastronomia e convida seus clientes a uma viagem saborosa e lúdica por seis cidades icônicas da Itália através de sua nova coleção de pratos. A ação começa no dia 15 de setembro e vai até 15 de novembro ou enquanto durar o estoque.
Assinadas pela artista plástica paulista Kalina Juzwiak, a kaju, as peças da coleção “Cidades da Itália” reproduzem um pouco da cultura de Pisa, Milão, Spoleto, Veneza, Roma e Florença. De forma descontruída e não literal, ícones das cidades aparecem em linhas sobre cores fortes, inspiradas na história das próprias cidades. “Juntei minhas lembranças à pesquisa dos lugares e transformei minhas memórias em linhas, fazendo uma grande viagem no tempo”, explica Kaju.
Além de trazer para o dia a dia das pessoas um pouco mais da cultura de seu país de origem – conceito defendido também através da democratização da culinária italiana no cardápio -, o Spoleto ajuda a nutrir uma das paixões do brasileiro: o colecionismo. Ao todo são seis pratos decorativos e de utilidade doméstica que podem ser adquiridos através de uma promoção ou comprados avulsos. A rede já distribuiu mais de 1 milhão de peças assinadas por artistas brasileiros, entre eles, copos, canecas e latas.
– Vamos levar para a casa dos clientes um pouco da Itália, reforçando nossa essência e despertando sentimentos e experiências que vivenciamos: prazer, bem estar, sociabilidade, acolhimento e liberdade. É uma viagem à Itália através da arte e de uma marca registrada nossa, os pratos decorados e exclusivos. Estamos oferecendo um presente e não um brinde – defende o diretor geral do Spoleto, Henrique Pamplona.
Os pratos
A rede vai distribuir 200 mil peças. Para adquirir um dos seis pratos do projeto Cidades da Itália, o Spoleto apresenta quatro opções de refeição, a partir de R$ 25,70. Na compra de uma delas, o cliente leva a peça de arte.
São elas: Massa tradicional+Almôndegas+bebida; Capelleti+Mil Folhas+bebida; Lasagna+bebida; Salada de Massa+Frango Extra+bebida.
Os pratos também serão vendidos separadamente a R$ 19,90 em qualquer um dos 337 restaurantes espalhados pelo país (a marca só não está presente no Mato Grosso e Piauí).
Criação dos pratos pela própria artista
“Após alguns estudos, recebi o briefing final para retratar as cidades mais icônicas da Itália, de forma não literal e desconstruída. Para as ilustrações fiz uma pesquisa, adicionada às lembranças de cidades já visitadas, para que pudesse iniciar suas desconstruções. As cores para os pratos foram escolhidas com base em elementos marcantes de cada cidade. Para Roma, viva e movimentada por sua importância histórica, optei pelo laranja. Para Veneza, uma cidade que parece emergir da água, o azul. E assim por diante.”
Sobre a artista e o desafio dos pratos (www.kajuink.com)
De raízes polonesas, nascida em Santos há 28 anos e arquiteta por formação, Kalina Juzwiak, ou apenas kaju, é uma espécie de camaleão apaixonado. Sempre criando e buscando novos desafios que passam por traços, composições gráficas, cores e formas livres de normas. Desde menina encontra paz em mergulhar na água salgada e na arte, mas foi a repetição e determinação que lhe trouxeram a habilidade necessária para dar asas a sua inspiração.
A arte, que era antes um hobby, virou sua ocupação principal. Hoje a artista comanda o estúdio kaju.ink, em São Paulo, que desenvolve ilustrações, pinturas em telas e em paredes, além de trabalhos de design gráfico e branding.
Para kaju, lançar uma coleção de pratos foi um desafio, encarado com seriedade, atenção, e, é claro, muito entusiasmo.
– Com o aprendizado absorvido de diversas experiências de vida, aprendi a encarar pessoas e projetos da mesma forma, independente de seus tipos, origens ou importâncias. Um projeto desta escala é algo recente para mim e, portanto, mais um aprendizado para minha evolução profissional – conclui.
Um pouco mais sobre a campanha
O Spoleto investiu R$ 2,5 milhões em todo o projeto (pratos, campanha publicitária, ações em ponto de venda etc.). A rede estima um incremento de 8% no mix do cardápio (com a oferta dos produtos específicos) e crescimento de 11,5% nas vendas durante o período.
A ARTPLAN assina a campanha. O plano de mídia engloba TV fechada (nacional), de 22 de setembro a 19 de outubro, com filme de 15 segundos. O investimento foi de R$ 600 mil. Haverá também ações online nas mídias sociais e merchandising da marca no programa Master Chef da BAND, que vai ao ar todas as terças, a partir de 22h30.